Ir para o conteúdo

Saiba como tratar da sua queimadura

Resultado de imagem para Saiba como tratar da sua queimadura"

 

Saiba como tratar da sua queimadura

 

Não existe ferida mais desagradável que uma queimadura. Dependendo de seu grau de intensidade, 1,2 e 3 o ferido(a) pode sentir o máximo de dor que um ser humano pode ter além de ficar com sequelas, físicas e emocionais, para o resto da vida.

 

Uma queimadura geralmente acontece por calor, mas também pode ser provocado pelo frio, produtos químicos, eletricidade, radiação e abrasão. Pode ser superficial ou ir até os ossos, destruindo a pele e músculos na região afetada.

A importância de tratar uma queimadura adequadamente

 

Quando não tratada corretamente, uma queimadura pode infeccionar e duplicar ou até triplicar os danos no quadro de saúde da pessoa, em alguns casos, é necessário fazer raspagem ou até amputação em casos de necrose e, em casos de infecção sistêmica, pode levar o ferido(a) à morte.

 

No entanto, existem alguns procedimentos a serem tomados desde o momento da queimadura até depois de cicatrizada para reduzir os danos e sequelas causadas por este tipo de ferimento.

 

Confira essas dicas para se tratar da maneira correta:

 

  • Após o ferimento acontecer, lave somente com água fria durante 5 minutos e seque cuidadosamente, sem esfregar a pele;
  • Depois de limpar, não aplique nenhum tipo de pomada, pasta de dente, manteiga, margarina. Esses produtos podem causar alergias e aumentar os danos da queimadura, basta uma gaze para cobrir, nada mais;
  • Em caso de bolhas, NUNCA as fure! Quando isso acontece você destrói a camada protetora da queimadura (bolha) e abre espaço para germes e outros microrganismos entrarem no tecido sem proteção e causar infecções leves ou gravíssimas;
  • No caso de queimaduras de terceiro grau, que é quando a pele e os músculos são destruídos, faça o primeiro procedimento e leve a vítima imediatamente para um hospital.

 

Pronto, após tomar essas ações, basta se alimentar adequadamente e manter o ferimento sempre limpo e protegido. O tempo, repouso, tolerância e muita paciência são os melhores remédios para a queimadura, pois a partir do segundo grau, elas costumam a doer o tempo todo.

 

Por isso, se você possuir um ferimento de 2º ou 3º grau procure um médico(a) para te indicar os medicamentos e procedimento corretos para a perfeita cicatrização

 

E então, gostou de aprender como se tratar uma queimadura? Para aprender mais dicas de saúde continue no blog!