Ir para o conteúdo

Roupas com proteção solar: nova arma contra o câncer

Em qualquer época do ano, proteger a pele dos efeitos nocivos do sol é fundamental para evitar problemas de saúde, queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. Por isso, usar o filtro solar é indispensável em todas estações, em dias nublados e até mesmo chuvosos. Usar roupas com proteção solar é outra indicação importante para proteger a pele contra os raios UVA, mais nocivo, mas que o filtro solar não consegue bloquear.

 

Quem vai à praia, pratica atividades ao ar livre, como trilhas e caminhadas, ou se excercita ao sol precisa ter atenção redobrada com a incidência solar por longos períodos, até mesmo no inverno. Para evitar a alta exposição aos raios UVA durante esse tipo de atividade, usar roupas com proteção solar é o mais indicado.

 

Como funcionam as roupas de proteção solar?

 

Os tecidos são tratados para bloquear mais de 98% da radiação solar, sendo que alguns deles até levam em sua composição fios à base de dióxido de titânio para proporcionar maior proteção contra a radiação ultravioleta.

 

As roupas com proteção solar funcionam?

 

O filtro solar é eficiente para bloquear os raios UVB, mas não é eficaz contra raios UVA. Já os tecidos que possuem FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) 50+, garantem o bloqueio de 98% dos raios UVA e UVB.

 

A garantia de qualidade e eficiência é certificada por testes rigorosos e internacionais, feitos pela ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear), entidade que desenvolveu a norma que mede o FPU dos tecidos, que pode variar de 5 a 50 dependendo do nível de proteção. Quando recebe o título de FPU 50+, o tecido ganha a garantia de que possui a máxima proteção contra os raios UV.

 

Lembre-se de observar e garantir a boa conversação do seu produto, pois isso reflete no fator de proteção da peça. Sinais de alerta são furos, rasgos, puídos ou desgastes que podem deixar o tecido mais fino.

 

Gostou de saber mais sobre a importância de usar roupas com proteção solar? Não esqueça que, independente da roupa, é indispensável usar diariamente o filtro solar.

Deixe seu Comentário

Você precisa logarlogin para publicar um comentário.