Ir para o conteúdo

Conheça os benefícios de consumir própolis

 

Conheça os benefícios de consumir própolis

Conhecido desde a antiguidade por egípcios, gregos e romanos, as propriedades e benefícios do consumo do própolis vêm sendo enaltecidas por nossos ancestrais e repassadas de geração em geração, como uma verdadeira tradição.

 

Oriundo das abelhas e da flora, o própolis é um dos recursos mais acessíveis e que traz inúmeros benefícios à saúde. É por isso que trazemos, a seguir, curiosidades e características que você precisa saber antes de iniciar o consumo.

O que é o própolis?

Antes de mais nada é preciso entender o que é o própolis e de onde ele vem. Com suas características resinosas, o própolis é uma substância obtida por meio das abelhas, sendo a sua colheita feita por meio de resinas florais, estas que são modificadas pelas enzimas da saliva desses animais.

 

A sua cor, sabor e aroma podem variar de acordo com a sua origem botânica, pois, além da dependência do animal, o própolis é gerado por um vegetal.

Composição do própolis

Constituído por 55% de resina vegetal, 30% de cera de abelha, de 8% a 10% de óleos essenciais e 5% de pólen, o própolis pode ser considerado uma das fórmulas naturais com mais propriedades medicinais.

Quais os benefícios do própolis para a saúde?

Por conta de sua composição, o própolis é capaz de proporcionar bem-estar, além de apresentar algumas propriedades medicinais. As principais delas são:

 

  • Antimicrobiana;
  • Antifúngica;
  • Antivirótica;
  • Antiprotozoário;
  • Bactericida e bacteriostática;
  • Anestésica;
  • Antiinflamatória;
  • Antioxidante;

 

Com inúmeras vantagens, principalmente no quesito financeiro, por ser bem mais acessível que a maioria dos remédios, o própolis é uma opção viável para diversos tipos de problema relacionados à saúde.

 

Na atualidade ele é mais usado no tratamento de feridas e infecções na via oral e como um cicatrizante, este último muito utilizado na forma de spray. Além disso, alguns estudos mostram sua eficácia no combate contra determinados tipos de tumores.

Origem do própolis

Desde os tempos antigos o própolis era utilizado no tratamento de feridas e infecções, sendo a China uma das principais consumidoras da substância, tendo em inúmeros dos seus registros a utilização do mel, própolis, larvas e abelhas.

 

A substância foi descoberta ao perceber-se que as abelhas se utilizavam de uma cera para proteger a entrada da colmeia, afastando invasores com alto risco ofensivo. Desde então ela passou a ser vista como um método de proteger, também, o ser humano.

Curiosidades sobre o própolis

Própolis é uma palavra em português, mas possui raízes na Grécia, tendo como significado pro (em favor) + pólis (cidade). Ao juntarmos ambas as palavras, obteremos “em favor da cidade”.

 

Isso pode ser compreendido a partir do que foi falado anteriormente, sobre as abelhas protegerem suas colmeias utilizando a cera do mesmo modo que os gregos protegiam suas cidades.

 

Foi muito utilizado por médicos gregos, egípcios e romanos por conter características antibióticas e fungicidas.

 

Com tudo o que foi exposto a respeito do própolis, é válido relembrar que ele é uma opção acessível financeiramente, com potencial pouco ofensivo ao organismo e que proporciona um bem-estar elevado a quem o escolhe como opção de tratamento.